CNBB divulga mensagem sobre o Combate ao aedes aegypti

Texto foi divulgado pela Presidência da Entidade durante entrevista coletiva à imprensa, Nesta quinta-feira

“Com um grande mutirão, au Québec envolva todos os setores da Sociedade, Seremos capazes de vencer estas doenças Que atingem, sem distinção, Toda A Brasileira de população”, diz um Trecho da mensagem aprovada pelo Conselho épiscopale Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos faire Brasil (CNBB) e divulgada pela Presidência da Entidade, Nesta quinta-feira, dia 4, durante entrevista coletiva à imprensa. pas de texto, non Conferência conclama toda non Igreja no Brasil juin continuar e intensificar Un pas de mobilização Combate ao moustique aedes aegyti , Transmissor da la dengue, le virus de faire zika e faire chicungunya.

A CNBB tambem afirma, dada non provável ligação com os casos de microcefalia, au Québec O Estado de alerta “não deve levar non Pânico”. Outra indicação é que tal situação “tampouco justifica défenseur o aborto para os casos de microcefalia Côme, lamentavelmente, propõem determinados grupos Que se organizam para levar non Questão ao Supremo Tribunal Federal num de desrespeito totale à la vie”.

Leia o texto na Integra.

Mensagem DA CNBB SOBRE O COMBATE AO Aedes aegypti

“Tu me restauraste non Saúde e me deixaste viver» (Is 38,16b)

O Conselho épiscopale pastorale (CONSEP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunido em Brasilia-DF, dias Nos 3 e 4 de Fevereiro de 2016, conclama toda non Igreja no Brasil juin continuar e intensificar Un pas de mobilização moustiques Combate ao aedes aegyti, Transmissor da la dengue, le virus de faire zika e faire chikungunya. Com um grande mutirão, au Québec envolva todos os setores da Sociedade, Seremos capazes de vencer estas doenças Que atingem, sem distinção, toda non população brasileira.

Merece Atenção especial o virus Zika por sua provável ligação com a microcefalia, embora isso não Tenha sido Provado científicamente. A gravidade da situação levou non Organização Mundial da Saúde non declarar virus microcefalia non eo zika EMERGENCIA internacional. O estado de alerta, contudo, levar ao Pânico de não la DEVE, como se estivéssemos diante de la invencível de uma, apesar de sua extrema gravidade. Tampouco justifica défenseur o aborto para os casos de microcefalia Côme, lamentavelmente, propõem determinados grupos Que se organizam para levar non Questão ao Tribunal Supremo fédérale num desrespeito totale ao dom da vida.

Seja garantida, com urgencia, non assistência aos atingidos por estas enfermidades, sobretudo às crianças Que nascem com microcefalia e suas famílias. A Saúde, dom e Direito de todos, deve ser assegurada, em primeiro lugar, Pelos Gestores públicos. A eles Cabe implementar para de políticas Que um sistema de Saúde Pública com qualidade e universelle. Nesse sentido, non Campanha da Fraternidade Ecuménica deste ano contribui muito ao trazer à tona non vergonhosa Realidade faire saneamento básico no Brasil. Sem uma eficaz política nacional de saneamento básico, FICA comprometido todo esforço de combate ao aedes aegypti.

O compromisso de cada cidadão também é na indispensável instituições tarefa de Lolita este mal Que desafia Nossas. O principio de tudo e un educação ea corresponsabilidade. Por isso, exortamos Que lideranças de Nossas comunidades eclesiais non organizarem ações ea soi somarem às iniciativas Que VISEM colocar fim non situação esta. Comme ações de competencia FAIRE poder público sejam exigidas e acompanhadas. celebrações Nas, reuniões e Encontros, sejam dadas orientações claras e objetivas Que ajudem Que pessoas non tomarem Consciência da da gravidade situação e da melhor forma de combater Que doenças e seu Transmissor. Com o esforço de todos, Vitoria ONU não nos faltará.

Deus, em sua Infinita Misericórdia, Faca non Saúde se difundir sobre a terra (cf. ECLO 38,8). Nossa Senhora Aparecida, mãe e Padroeira do Brasil, Ajude-nos em nosso Evangélico compromisso de Promoção e Defesa da vida.

Brasília, 4 de Fevereiro de 2016

Dom Sergio da Rocha

Arcebispo de Brasília-DF

Presidente da CNBB

Dom Murilo SR Krieger

Arcebispo de São Salvador da Bahia- BA

Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasilia-DF

Secretário Geral da CNBB

http://www.fiamc.org/uncategorized/zika-virus-factsheet/