Cúria Diocesana

Directrizes Especiais para Liturgias Paroquiais de 22 de Março

até Semana Santa e Páscoa

Para o benefício espiritual dos fiéis e em cooperação com as medidas contínuas de prevenção de infecções da comunidade, até novo aviso, a Diocese está a implementar o seguinte:

1.      Distribuição da Sagrada Comunhão após a transmissão das Missas Dominicais
Depois de os fiéis terminarem de assistir à transmissão directa da Missa Dominical em casa, haverá distribuição da Sagrada Comunhão (Eucaristia) nos Domingos, dias 22 de Março, 29 de Março, 5 de Abril e 12 de Abril. Aqueles que estiverem adequadamente dispostos para receber a Eucaristia, nestes dias poderão ir à igreja paroquial mais próxima durante os seguintes horários:

●         Após a transmissão directa da Missa em Cantonês às 09h15, os ministros distribuirão a Sagrada Comunhão das 10h30 às 10h45 na entrada das seguintes igrejas paroquiais: Sé Catedral, S. Lázaro,  S.to António, S. Lourenço,  N.a S.a de Fátima, S. Francisco Xavier em Mong-Há, S. José Operário, N.a S.a do Carmo na Taipa e S. Francisco Xavier em Coloane.

●         Após a transmissão directa da Missa em Filipino às 10h, os ministros distribuirão a Sagrada Comunhão das 11h15 às 11h30, na entrada das seguintes igrejas: Sé Catedral, S. Lázaro, S.to António, S. Lourenço, N.a S.a  de Fátima, S. Francisco Xavier em Mong-Há, S. José Operário, N.a S.a  do Carmo na Taipa e S.to Agostinho.

●         Após a transmissão directa da Missa em Português às 11h, os ministros distribuirão a Sagrada Comunhão das 12h15 às 12h30 na entrada das seguintes igrejas paroquiais: Sé Catedral, S. Lourenço, S.to António e N.a S.a do Carmo na Taipa.

●         Após a transmissão da Missa em Inglês às 17h, os ministros distribuirão a Sagrada Comunhão das 18h15 às 18h30 na entrada das seguintes igrejas: Sé Catedral, S. Lázaro, S.to António, S. Lourenço, N.a S.a de Fátima, S. Francisco Xavier em Mong-Há, S. José Operário, N.a S.a do Carmo na Taipa, S. Francisco Xavier em Coloane e S.to Agostinho.

2. A Missa do Crisma deste ano, no dia 8 de Abril às 18h, também não será aberta ao público, mas será transmitida em directo (on-line). Não haverá distribuição da Sagrada Comunhão após a transmissão directa.

3.   Quinta-feira Santa (9 de Abril), Missa Nocturna da Ceia do Senhor, às 20h:

●        Missa com transmissão directa em Cantonês: www.catholic.org.mo;

●        Missa com transmissão directa em Português: https://www.facebook.com/st.lawrence.church.macau/

●        Missa com transmissão directa em Inglês: https://www.facebook.com/Pastoral-Care-for-Filipino-Migrants-SOLT-Macau-Mission-100611834819169/

Após a transmissão directa das Missas supracitadas, os ministros distribuirão a Sagrada Comunhão das 21h30 às 21h45 na entrada das seguintes igrejas paroquiais: Sé Catedral, S. Lázaro, S.to António, S. Lourenço, N.a S.a de Fátima, S. Francisco Xavier em Mong-Há, S. José Operário, N.a S.a do Carmo na Taipa e S. Francisco Xavier em Coloane.

4. Sexta-feira Santa (10 de Abril), Celebração da Paixão do Senhor, às 15h:

●         Transmissão directa em Cantonês: www.catholic.org.mo;

●         Transmissão directa em Português https://www.facebook.com/st.lawrence.church.macau/

●         Transmissão directa em Inglês: https://www.facebook.com/Pastoral-Care-for-Filipino-Migrants-SOLT-Macau-Mission-100611834819169/

Após a transmissão directa das liturgias supracitadas, os ministros distribuirão a Sagrada Comunhão das 16h30 às 16h45 na entrada das seguintes igrejas paroquiais: Sé Catedral, S. Lázaro, S.to António, S. Lourenço, N.a S.a de Fátima, S. Francisco Xavier em Mong-Há, S. José Operário, N.a S.a do Carmo Taipa e S. Francisco Xavier em Coloane.

5. Sábado Santo (11 de Abril), Vigília da Páscoa, às 20h:

●         Missa com transmissão directa em Cantonês: www.catholic.org.mo;

●         Missa com transmissão directa em Português: https://www.facebook.com/st.lawrence.church.macau/

●         Missa com transmissão directa em Inglês: https://www.facebook.com/Pastoral-Care-for-Filipino-Migrants-SOLT-Macau-Mission-100611834819169/

Após a transmissão directa das Missas supracitadas, os ministros distribuirão a Sagrada Comunhão das 21h30 às 21h45 na entrada das seguintes igrejas paroquiais: Sé Catedral, S. Lázaro, S.to António, S. Lourenço, N.a S.a de Fátima,      S. Francisco Xavier em Mong-Há, S. José Operário, N.a S.a do Carmo Taipa e S. Francisco Xavier em Coloane.

6.    Como de costume, as Missas durante a semana continuarão abertas ao público.

7.    Cada Paróquia organizará o horário e o local do Sacramento da Reconciliação (Confissão), especialmente para os fiéis  que querem se preparar para receber a Santa Comunhão aos domingos.

8.      Além de dispensar os fiéis do preceito dominical na Diocese de Macau, o Ex.mo e Rev.mo Senhor Bispo D. Stephen LEE também decretou que os fiéis sejam dispensados do dever de se confessarem e receberem a Sagrada Comunhão no tempo da Páscoa (Código de Direito Canónico 920). Contudo, os fiéis são fortemente aconselhados a assistir à transmissão directa das Liturgias e aproveitar as programações especiais acima descritas para se confessarem e receberem a Sagrada Comunhão, sempre que possível.

9.   Ao implementar as providências especiais acima descritas, por favor continue a seguir rigorosamente as directrizes de prevenção de infecções e as instruções paroquiais, nomeadamente as que se referem ao uso de máscaras, verificações de temperatura corporal, utilização de desinfectantes, sentar-se a uma distância considerável de outras pessoas, etc.

10. Mantenha-se actualizado das notícias da Diocese, visitando o site diocesano: www.catholic.org.mo

Dado na Chancelaria, em 20 de Março de 2020

Pe. Cyril Jerome LAW, Jr.

Chanceler

English:
https://www.catholic.org.mo/en/list-9/1240