MARGARIDA NETO É A NOVA PRESIDENTE DA AMCP

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP).

A eleição decorreu na assembleia geral realizada online na manhã de sábado 13 de abril, após a aprovação dos relatórios de atividades e de contas do mandato do triénio anterior (2020-2023).   

Os membros da Assembleia Geral, Direção Nacional e Conselho Fiscal da AMCP para o mandato 2024-2026 foram eleitos por unanimidade. Os novos órgãos sociais, que integram alguns elementos que transitam da direção nacional anterior e associados de vários núcleos diocesanos, entraram de imediato em funções. Os novos órgãos sociais da AMCP para o triénio 2024-2026 podem ser conhecidos: AQUI

Margarida Neto é médica psiquiatra e trabalha na Casa de Saúde do Telhal, da Ordem Hospitaleira de São João de Deus. É associada da Associação de Médicos Católicos há mais de 30 anos, presidiu ao Núcleo Diocesano de Lisboa em dois mandatos, e integrou a direção nacional em vários mandatos. É uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa e membro da Comissão Diocesana de Abusos de Menores do Patriarcado de Lisboa. Integra ainda os Órgãos Sociais da Federação Portuguesa Pela Vida e é deputada na Assembleia Municipal de Lisboa.  Em 2022 recebeu a medalha de mérito da Ordem dos Médicos, entidade de que é membro do Conselho Superior.

“Como nova Direção Nacional, assumimos a intenção de manter a linha de continuidade com o trabalho realizado pelas direções anteriores. Escolhemos como lema do nosso programa para este mandato até 2026 – em 2025 celebraremos 110 anos de existência – uma palavra e um propósito: «Compromisso». O nosso compromisso para com a AMCP assenta em três vertentes: a Medicina, a Igreja e a Comunidade, isto porque reconhecemos a importância fundamental dessas áreas nas nossas vidas pessoais e profissionais, e porque queremos continuar a formar e apoiar os médicos atuais e futuros para viverem e promoverem os  princípios da fé católica na ciência e prática da medicina”, refere a nova equipa nacional coordenadora da AMCP. O Programa de Acção para o triénio 2024-2026 pode ser lido: AQUI

A nova direção nacional sucede à presidida pelo médico cardiologista pediátrico, José Diogo Ferreira Martins, que continua integrado na equipa nacional como editor da revista da AMCP «Acção Médica» e como representante da AMCP na Federação Internacional das Associações Médicas Católicas (FIAMC), onde é secretário-geral.

A eleição de sábado último foi a primeira eleição após a alteração dos Estatutos da AMCP, aprovados em 26 de abril de 2022 pela Conferência Episcopal Portuguesa.

15 de abril de 2024