PAPA BENTO XVI

O Papa que se definiu um “humilde trabalhador da vinha do Senhor” quando assumiu o Pontificado em 22-04-05 mostrou-se ao longo desses 7 anos, 10 meses e dez dias do seu governo um corajoso e intrépido comandante da barca da Igreja no meio das tempestades que se abateram sobre ela nos últimos anos.

A sua decisão anunciada no dia de Nossa Senhora de Lourdes, 11 de fevereiro passado, foi suficientemente madura e profunda, pois foi tomada em oração com Nosso Senhor e revelou, de forma surpreendente e até inexplicável para muitos, a sua grandeza de homem e de sucessor de Pedro.

O seu vigor físico e espiritual foi apresentado como a razão da sua renuncia, e se notava nos anos anteriores que era uma realidade pesada e esgotante o seu trabalho na vinha do Senhor. Só ele, como homem e como Papa, poderia ter essa avaliação, embora se diga que, poucas pessoas de confiança, sabiam da sua decisão e certamente foram para ele um apoio e um consolo amigo nessas horas difíceis da vida.

Que mensagem para a Igreja e para o mundo o Santo Padre Bento XVI quis transmitir com seu ato de renúncia? Aqui as especulações multiplicam-se, mas acredito que sua atitude humilde e desprendida está anunciando a quatro ventos que a Igreja Católica, sempre e na atualidade de uma sociedade embriagada pelo poder, tem no seu leme um único Pastor, Jesus Cristo, que deixou sobre uma pedra, Pedro e seus sucessores, uma construção divina a serviço de todos os povos e culturas.

Pedro e os demais Papas passaram e a IGREJA CATOLICA continua seu caminho, acolhendo a todos, nem sempre compreendida por todos, mas amando a cada homem e cada mulher, pois ELA tem um rosto, de MAE  e de MESTRA, e não o rosto dos homens que estão a sua frente.

A oração pelo Papa Bento XVI e pelo que lhe sucederá na Cátedra de Pedro será demonstração da fé segura do povo católico diante de um mundo deslumbrado com o poder de homens que se perpetuam nos seus postos de influência.

FAMCLAM – RIO DE JANEIRO – BRASIL

DOM ANTONIO AUGUSTO DUARTE (BISPO AUXILIAR E CONSULTOR ECLESIASTICO )

MARIA INEZ LINHARES DE CARVALHO – PRESIDENTE de FAMCLAM

LUIZ ROBERTO CASTELLO-BRANCO – SECRETÁRIO

http://www.famclam.org/